De 16 de Maio a 31 de maio estará patente no Mercado de Livramento, em Setúbal, a exposição “Retratos Tecidos em Manta”

A exposição consiste na mostra de produtos do projeto de intervenção e capacitação comunitária “Retratos Tecidos em Manta—Partilhas de e sobre família(s)” que assinala a importância da família enquanto elemento estruturante e organizador da pessoa e das comunidades.

 

O projeto, iniciado em 2014, contou com a participação aproximada de 577 famílias e pessoas singulares, de seis territórios do distrito: Setúbal, Sesimbra, Palmela, Moita, Barreiro e Almada. Foi promovido pela ACM/YMCA de Setúbal e pela EAPN/Núcleo Distrital de Setúbal, em parceira com a Associação de Moradores da Praça do Brasil “O Girassol”, a Associação “NÓS” a APPACDM de Setúbal, o Centro Comunitário da Quinta do Conde, Centro de Reformados da Baixa da Banheira, Centro Social da Quinta do Anjo, Centro Social Paroquial de São Sebastião e Santa Casa da Misericórdia de Almada.

A exposição Retratos Tecidos em Manta, pretende  ser um momento privilegiado de reconhecimento e valorização dos/as demais envolvidos/as, dando a conhecer à população em geral, mantas de retalhos ilustrativos de memórias, estórias, dinâmicas familiares, valores ou princípios orientadores de família, bem como de fotografias que apelam à representação simbólica e sensitiva da família e dos lugares significativos para as suas vivências. Produtos complementados com álbuns-portfolios que compilam as narrativas que descrevem estes produtos.

A exposição será inaugurada dia 16 Maio, pelas 10.30h. Durante toda a mostra será disponibilizado um guião de visita que desafia o olhar sobre a mostra e o espaço do mercado.

No âmbito do projeto e no edifício do mercado será ainda facilitado um workshop formativo criatividade na intervenção social para profissionais, a 24 de maio; e 2 tertúlias abertas à comunidade, a 22 de maio, sobre a família e os tempos e espaços que a ela dedicamos e 29 de maio, partindo do espaço como construtor de identidades.

A exposição conta com o apoio da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, Bistrô & Mercearia Alambre, Câmara Municipal de Setúbal, Casa dos Pastéis e Cityprint.