A 4.ª edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas passa por Palmela a 17 de outubro, com o espetáculo “O Meu Amor Virá de Comboio”, uma produção da Ritual de Domingo – Associação Artística. Esta peça de teatro dirigida ao público familiar e infanto-juvenil vai contar com duas sessões no Auditório Municipal de Pinhal Novo, às 15h00 e às 17h00.

O comboio está intimamente ligado à história das artes, da música e da literatura. Este espetáculo incentiva e desenvolve a curiosidade pelos comboios e, ao mesmo tempo, explora o universo do modelismo ferroviário. Por outro lado, vai mais além e investiga a relação entre o universo do comboio e a arte, relacionando a literatura de viagem com o elemento comboio. A peça parte da construção de um modelo de comboio (com linha ferroviária, estações, povoações e paisagem circundante), em interação com dois intérpretes, em grande proximidade com o público.

A entrada tem o valor de 1€. A lotação é limitada e a reserva obrigatória, através do contacto 212 336 634.

Promovida pela Artemrede, da qual o Município de Palmela faz parte, esta edição do Festival Manobras realiza-se no outono deste ano e na primavera de 2021, num modelo que assegura mais programação, em 15 territórios, com a aposta em projetos artísticos em espaços não convencionais.

Esta primeira fase, a decorrer desde 12 de setembro e até 31 de outubro, conta com 27 apresentações, em Palmela, Abrantes, Alcanena, Barreiro, Montemor-o-Novo, Moita, Montijo, Pombal, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar. Os espetáculos procuram refletir sobre os desafios da atualidade e como as formas artísticas imaginam futuros.

Num ano particularmente difícil para as estruturas e eventos culturais, o Manobras assegura a sua programação cumprindo todas as normas de saúde pública em vigor e encontrando formas artísticas que promovem a participação das/os espetadoras/es de modo totalmente seguro.

A Artemrede é um projeto de cooperação cultural que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, apoio à criação, formação e mediação cultural. Atualmente, é constituída por 18 associados: os Municípios de Palmela, Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e Torres Vedras e a Cooperativa Rumo.

Ficha artística e técnica

Encenação/dramaturgia: Sónia Barbosa

Interpretação: Hugo Sovelas e Joana Pupo

Cenografia: Ana Limpinho

Direção de produção: Cristóvão Cunha

Músicas: Lufa-Lufa

Sonoplastia: Ana Bento

Luz: Cristóvão Cunha

Participação especial: Cristina Ferrão

Design e Comunicação: Nuno Rodrigues

Ilustração: Rosário Pinheiro

Vídeo e fotografias de cena: Luís Belo

Apoio à construção: António Quaresma e Hugo Limpinho

Produção/operação técnica: Cristina Ferrão

Consultor histórico: Fernando Pedreira (APAC)

Promoção e produção: Rafael Vieira