O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo confirma os primeiros agrupamentos que irão atuar na sua próxima edição: Dele Sosimi Afrobeat Orchestra, Ibibio Sound Machine, Orlando Julius & The Heliocentrics, Songhoy Blues, Toumani & Sidiki Diabaté e Vaudou Game.

A confirmação destes seis agrupamentos constitui o lançamento da 17.ª edição do festival, que entre 17 e 25 de julho, em Sines e Porto Covo, voltará a cruzar gentes, tempos e lugares para proporcionar ao público a experiência de música ao vivo mais genuinamente global que acontece no nosso país.

Num festival em que todos os artistas partem em pé de igualdade, independentemente da sua origem geográfica, género musical ou posição no mercado, a edição de 2015 procurará traçar um retrato das músicas populares que se fazem no mundo hoje, em que as tradições buscam a contemporaneidade e as migrações de ideias e pessoas dissolvem as fronteiras criativas.

Nos grupos que agora se confirma, sobressai o estatuto de Londres como um dos mais importantes centros de renovação da música com raízes africanas e a reafirmação da capacidade que o Mali demonstra de, ano após ano, introduzir novidades num dos mais ricos patrimónios musicais do mundo.

Quatro dos agrupamentos confirmados – Ibibio Sound Machine, Orlando Julius & The Heliocentrics, Songhoy Blues e Vaudou Game – são estreias em Portugal.

O FMM Sines é organizado pela autarquia de Sines e tem direção artística de Carlos Seixas.

Partilhe esta notícia