A 3ª edição do NaturBRR – Festival de Imagem de Natureza da Cidade do Barreiro, vai decorrer no próximo fim-de-semana, entre a Mata da Machada e o Parque da Cidade. Esta é uma iniciativa que pretende valorizar o património natural através da imagem, junto dos amantes da fotografia e do público em geral.

Este ano, dividido por dois locais, o festival apresenta um novo formato, fruto da atual situação pandémica.

O vereador responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada, Bruno Vitorino, explica que se pretende levar a melhores imagens da natureza a um maior número de pessoas, com todas as condições de segurança.

“O NaturBRR surgiu da ideia de fazer uma mostra fotográfica, não só sobre o Barreiro, mas a nível nacional, com toda a biodiversidade que o nosso país tem”, recorda.

Bruno Vitorino diz que um dos objetivos passa também por trazer pessoas de outros concelhos, para conhecerem o património natural do Barreiro.

“Ao longo dos últimos anos, temos apostado na promoção e preservação dos nossos espaços naturais, nomeadamente a Mata da Machada e o Sapal do Coina. Quem os visita fica sempre com vontade de regressar”, sublinha.

O festival vai ser composto por duas exposições de fotografia de paisagem, uma mais intimista e outra mais aberta, de dois fotógrafos de referência nacional, bem como dois workshop com temas muito específicos, ministrados por fotógrafos de renome. 

A 3ª edição do NaturBRR – Festival de Imagem de Natureza da Cidade do Barreiro é promovida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, em parceria com a Divisão de Cultura e Património Cultural da Câmara Municipal do Barreiro.

Programa:

DIA 29 (Sábado)

10H30 – Mata Nacional da Machada 

Inauguração de Exposição – “Lusitânia” de Jacinto Policarpo 

11H00 – Mata Nacional da Machada |Centro de Educação Ambiental

Masterclass – “Macrofotografia de Natureza” por Ricardo Lourenço

DIA 30 (Domingo) 

09H30 – Auditório Municipal Augusto Cabrita

Masterclass – “Arte & Natureza: Uma abordagem intimista à fotografia de paisagem natural” por Luís Afonso

10H30 – Parque da Cidade (exterior AMAC) 

Inauguração de Exposição – “Lugares efémeros, memórias eternas” de José Ramos