Alcácer do Sal recebeu na semana passada mais uma médica cubana, que se junta aos dois clínicos da mesma nacionalidade, que se encontram no concelho a trabalhar no Centro de Saúde, informou hoje o município, considerando que se trata de um reforço que vem atenuar a falta de médicos de medicina geral e familiar na região.

O presidente da CM de Alcácer do Sal, Vítor Proença, recordou o encontro, ocorrido a 20 de fevereiro, com o ministro da Saúde, Paulo Macedo, no qual “foi solicitada a vinda de mais clínicos cubanos que têm contribuído para a melhoria da prestação de cuidados primários de saúde no Alentejo Litoral, reduzindo o número de utentes sem médico de família e garantindo a prestação de cuidados de proximidade a quem tem menores recursos e encontra no sistema público a única forma de acesso à Saúde”.

Para Vítor Proença, o desenvolvimento do bom trabalho dos clínicos cubanos só é possível “graças à sua boa integração nos Centros de Saúde e dos seus congéneres”.

A autarquia de Alcácer do Sal apoia a estadia dos médicos cubanos no concelho com habitação e transportes para a deslocação dos clínicos no interior do concelho.