A Misericórdia de Canha abriu um concurso de ideias para recuperar o antigo hospital, localizado na zona mais antiga da pequena localidade, que desafia arquitetos a transformar o espaço “num motor de turismo religioso, que incite o público a refletir sobre a importância de cuidar das memórias coletivas e a conhecer a génese da fundação de uma Casa de Misericórdia”.

Em comunicado, a instituição explica que o objetivo é transformar uma das entradas secundárias do edifício numa “porta de entrada/oratório”, centrada no tema “Senhora do Manto Largo e as 14 obras de misericórdia”, enaltecendo que esta iniciativa está integrada nas comemorações dos 400 anos da instituição.

O desafio – aberto a todos os Arquitetos, Estagiários para acesso à Ordem, Recém Licenciados e Estudantes de Arquitetura inscritos em Instituições de Ensino Superior e que não tenham, até à data de inicio do concurso, completado 30 anos de idade – promete prémios no valor de 1000, 300 e 200 euros, respetivamente, aos três melhores projetos.

Apesar de se tratar de um concurso de ideias, os candidatos deverão, de acordo com a Misericórdia de Canha, ter em conta a exequibilidade das propostas apresentadas, a fim de proporcionar um certo grau de realismo e viabilidade do projeto.

As inscrições decorrem entre 15 de julho e 14 de agosto.

Refira-se que, a Santa Casa da Misericórdia de Canha (SCMC) – Canha-Montijo, é uma organização sem fins lucrativos (IPSS) cuja principal atividade é desenvolver ações tendentes ao bem-estar da Comunidade onde está inserida, quer apoiando os mais idosos quer proporcionando um desenvolvimento psicossocial e educacional aos mais jovens.

Para mais informações consultar o regulamento aqui.