Os recursos bibliográficos selecionados para esta prova baseiam-se no trabalho desenvolvido pelo Grupo de Bibliotecas Escolares de Palmela em torno da sustentabilidade ambiental e da exploração da maleta da água da ENA 

A fase municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2020 decorreu ontem na Biblioteca Municipal de Palmela e contou com a participação de alunos do 1º, 2º e 3º ciclo dos vários Agrupamentos de Escolas do Município, e com o apoio do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e professores bibliotecários de Palmela. 

Nesta prova municipal os recursos bibliográficos escolhidos tiveram como elemento comum a água, opção que se integra no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela em torno das questões da sustentabilidade ambiental e da exploração da maleta da água, recurso pedagógico da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Assim, o livro “Aguarela”, do escritor Pedro Soromenho, promovido pela ENA como material didático incluído na Maleta “Água para todos”, foi a obra escolhida para concurso para o 1º Ciclo do Ensino Básico. As restantes leituras são: “A menina do mar”, de Sophia de Melo Breyner (2º Ciclo do Ensino Básico), “O rapaz que prendeu o vento”, de William Kamkwamba (3º Ciclo do Ensino Básico) e “Os pescadores”, de Raul Brandão (Ensino Secundário). 

A ENA foi ainda selecionada pelo município de Palmela para fazer parte do júri encarregado de fazer a avaliação e apuramento dos vencedores de cada ciclo de ensino nas duas partes da prova (escrita e momento de leitura em palco) para competirem na fase seguinte.

No percurso da fase municipal do concurso de leitura, foram apurados três alunos de cada nível de ensino como representantes do município de Palmela na fase intermunicipal da Área Metropolitana de Lisboa, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Loures, a 15 de abril. A todos os participantes foi entregue um livro como prémio.

O Concurso Nacional de Leitura pretende estimular esta prática, avaliar a leitura de obras literárias entre os alunos e melhorar o domínio da língua portuguesa e a compreensão escrita.

Este concurso é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas, Instituto CAMÕES, Instituto da Cooperação e da Língua, Direção Geral da Administração Escolar e RTP- Rádio e Televisão de Portugal.