Ao arranque oficial da campanha das Legislativas 2015 no distrito de Setúbal, que teve início com uma ação de proximidade no Mercado de Coina, seguiu-se a inauguração, no espaço da antiga Prolar – na Rua Miguel Bombarda – da sede de campanha do PS no Barreiro, que recebeu cerca de uma centena de simpatizantes e militantes do PS, que deste modo, quiseram expressar o seu apoio na Alternativa de Confiança e a sua mobilização em torno de António Costa. Estas iniciativas contaram com a presença da cabeça-de-lista do PS – Ana Catarina Mendes – bem como os demais candidatos do PS às eleições Legislativas de 2015.
André Pinotes Batista, presidente do PS Barreiro e candidato a deputado, aproveitou a oportunidade para vincar a importância da aposta firme que tem vindo a ser feita neste concelho: “O Barreiro é fundamental para a vitória de António Costa, e a vitória do PS é indispensável para recolocar o Barreiro no rumo do desenvolvimento”, acrescentou. A finalizar, o dirigente socialista apelou ao envolvimento de todos os barreirenses no próximo dia 4 de Outubro: “Cada voto numa CDU incapaz de sair do seu espaço de conforto, e assumir a responsabilidade de governar, é menos um voto na mudança de que Portugal precisa. Os portugueses têm uma escolha muito clara a fazer entre continuar a ser governados pela austeridade cega e desumana de Passos Coelho ou apostar na alternativa credível que António Costa apresenta”, afirmou.
David Pires, investigador científico e candidato do PS, salientou em representação da Juventude Socialista a importância dos jovens na afirmação da visão de sociedade que a alternativa do PS preconiza. “As políticas seguidas por Passos e Portas resultaram no comprometimento dos projetos de vida de centenas de milhares de jovens portugueses”, disse. David Pires afirmou ainda que “o PS sempre se destingiu por ser um partido com uma dinâmica de futuro, pautado por uma forte aposta na educação, desenvolvimento tecnológico e investigação científica, sendo necessário restaurar essa dinâmica, interrompida pelas políticas bafientas da coligação que governou o país nos últimos quatro anos, o que só ocorrerá através do voto no PS e em António Costa”.
Eduardo Cabrita, candidato a deputado com larga experiência parlamentar e governativa, destacou as diferenças entre o PS e a coligação de direita, “O PS criou o Serviço Nacional de Saúde e eles estão a destrui-lo, o PS criou o Complemento Solidário para Idosos e o RSI e eles estão a destrui-lo, e é essa diferença que é uma marca do PS que queremos afirmar.” Eduardo Cabrita referiu-se à lista apresentada pelo PS, como fazendo história, explicando que “é a primeira vez que uma lista é composta por nove homens e nove mulheres, e esse facto é inédito no PS, mas também em qualquer dos grandes partidos políticos portugueses”, para concluir “eu tenho muito orgulho em fazer parte desta lista”. No final da sua intervenção o candidato a deputado assumiu o compromisso dos candidatos a deputados com ligação ao Barreiro serem responsáveis pela animação do debate político neste espaço de campanha, terminando com um apelo à mobilização de todos para o combate eleitoral “o local simbólico desta sede será determinante para a vitória de 4 de Outubro e ponto de partida para a vitória autárquica no Barreiro em 2017.”
Por sua vez, Ana Catarina Mendes referiu que o PS tem desenvolvido “uma campanha feita com alegria e confiança porque falamos verdade e, com coragem continuamos a lutar e a denunciar as mentiras que a direita tem contado sobre o país que temos”, para acrescentar que “a nossa mobilização e o nosso esforço nos próximos dias tem que ser feito para levarmos a mensagem a todos os cidadãos do nosso distrito. O nosso combate é contra a pobreza, contra a exclusão. É por um Portugal melhor! É pela igualdade, pela justiça, por mais trabalho, por mais emprego, pela dignidade humana que todos nós temos que nos empenhar e acreditar que Portugal tem futuro e esse futuro está nas nossas propostas.”
A sede de campanha do PS localiza-se em frente à Câmara Municipal do Barreiro e estará aberta todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00. À margem da realização do evento, João Pintassilgo, membro da direção do PS local, salientou que no período noturno serão dinamizados encontros de esclarecimento temáticos: “Este espaço representa a abertura do PS à sociedade civil, dando continuidade a um esforço que tem vindo a ser feito e que continuará muito para além das eleições Legislativas. Contamos com a visita de muitos barreirenses que, de diversas formas nos tem manifestado o seu interesse em participar na vida política ativa, para transformar a sociedade portuguesa e o Barreiro em particular.”.
Fonte: PS Barreiro