O Projeto da Rede Ciclável do Barreiro, fundamental para a concretização da Estratégia Municipal, encontra-se disponível para consulta no Site Oficial da Câmara Municipal do Barreiro, página http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/PROJETO+DA+REDE+CICLAVEL+DO+BARREIRO+EM+DISCUSSAO+PUBLICA-DISPONIVEL+PARA+CONSULTA.htm. Este projeto, em discussão pública, enquanto rede de infraestruturas de âmbito municipal viabilizará a conetividade ciclável entre todos as freguesias do Concelho, potenciará o acesso aos diversos polos geradores/atratores de movimentos cicláveis quotidianos (centros urbanos e áreas residenciais, áreas industriais e logísticas, interfaces de transportes e equipamentos coletivos) e de recreio e lazer (por exemplo a Mata Nacional da Machada, o Parque da Cidade e algumas zonas ribeirinhas) e interligar-se-á com os municípios limítrofes.

A proposta de rede ciclável apresentada, que integra um conjunto de 86 troços cicláveis e uma rede de 62 locais de estacionamento para bicicletas, visa promover e encorajar uma maior utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas de modo a potenciar o aproveitamento dos vários benefícios que lhes estão subjacentes, enquanto modo de transporte quotidiano, quer para população residente e visitante do Município do Barreiro como para o próprio Município.

Há que salientar que, apesar de toda a proposta de rede ciclável ser constituída por troços cicláveis integrados somente em arruamentos do domínio público municipal, pretende-se que este projeto tenha flexibilidade para a integração de futuros novos troços cicláveis (decorrentes, por exemplo, de operações de loteamento), desde que estes apresentem coerência face à rede definida e sejam devidamente fundamentados.

Os contributos, que deverão ser remetidos até ao dia 22 de maio, poderão ser enviados através do endereço dpam@cm-barreiro.pt, ou pelo correio para: Câmara Municipal do Barreiro, Departamento de Gestão da Cidade, Divisão de Planeamento, Ambiente e Mobilidade, Largo Alexandre Herculano, nº 85, 2830-314 Barreiro.

 

A enorme potencialidade ciclável do território do Município do Barreiro (terreno maioritariamente plano e uma grande percentagem de população e polos geradores/atratores de deslocações facilmente interligados por trajetos urbanos de curta distância – inferiores a cinco quilómetros) reforça a necessidade de viabilização da estratégia municipal para a promoção da utilização da bicicleta enquanto modo de transporte quotidiano económico, energeticamente eficiente, ambientalmente favorável e socialmente vantajoso, que permita dotar o sistema de mobilidade e transporte que carateriza o Município com maior sustentabilidade.

 

Barreiro no European Cycling Challenge – “Desafio” para utilizadores da bicicleta como transporte urbano diário, de 1 a 31 de maio | Inscrições abertas; gratuitas

 

O Barreiro é um dos dois representantes nacionais no European Cycling Challenge – ECC2015, desafio entre cidades europeias para utilizadores da bicicleta como transporte urbano diário, que decorrerá de 1 a 31 de maio. As inscrições, gratuitas, encontram-se abertas, até ao final do mês de maio. Podem ser efetuadas na Internet, página www.cyclingchallenge.eu/pt/.

 

O ECC, este ano na 4ª edição – reconhecido em 2013 com o Prémio CIVITAS da Comissão Europeia –, promove a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário. Na sequência da inscrição na “sua” cidade/equipa, é disponibilizada a aplicação Cycling365, baseada na tecnologia GPS, que, uma vez descarregada para o smartphone, regista as deslocações, soma, em tempo real, as distâncias percorridas e contabiliza os quilómetros totais das equipas.

 

Podem ser contabilizadas neste desafio, por exemplo, deslocações de e para o trabalho, ou escola, compras, visitar amigos, ir ao cinema ou à piscina (atividade desportiva, de âmbito competitivo ou de treino, não contemplada). Os resultados – do local ao global – são permanentemente atualizados e disponibilizados.

 

Em 2014: 32 cidades, 17000 ciclistas de uma população potencial de 14 milhões, mais de 1,5 milhões de km percorridos e cerca de 183 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera

 

Não há limite de inscrições para este desafio, organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. Em 2014, o ECC contou com a participação de 32 cidades, entre as quais Roma, Oslo, Barcelona, Bristol, Lille, Bologna e Pádua – 17000 ciclistas, de uma população potencial de 14 milhões, mais de 1,5 milhões de km percorridos (quatro vezes a distância terra-lua e quase 40 vezes a volta do mundo) e cerca de 183 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera. Em 2014 o ECC foi vencido pela cidade polaca de Varsóvia. Talinn, na Estónia, conquistou 2012 e 2013.

 

Em Portugal, além do Barreiro, também está inscrita a Comunidade Intermunicipal do Algarve. Aalborg (Dinamarca), Antuérpia, Barcelona, Bolonha, Bristol, Łódź, Nápoles, Pádua, Roma, Varsóvia, Zagreb são algumas das “equipas” europeias inscritas.

 

O Barreiro no ECC está no Twitter, @ECC2015Barreiro (https://twitter.com/ECC2015BARREIRO).