No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) realizou as IV Jornadas de Engenharia Civil, dedicadas ao tema “Água Pública”.
Os grandes desafios para o século XXI, identificados nas jornadas, foram a gestão da água na ótica do setor público e privado, garantir a sua utilização sustentável e equilibrada e a diminuição da percentagem da população mundial que não tem acesso a água potável. Estes desafios enquadram-se nas diferentes perspetivas analisadas, nomeadamente o futuro da água nos serviços urbanos, no setor do regadio e o seu aproveitamento hidroagrícola e hidroelétrico.
Durante o evento, o papel das entidades de ensino superior na produção e disseminação de conhecimento e na reflexão sobre temas da atualidade, foi também enfatizado pelo Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, uma vez que contribuem para potenciar a ligação entre “as instituições de ensino superior, as empresas, as autarquias, a sociedade civil e os decisores políticos […], pois esta participação ativa e a ligação aos atores do território é fulcral para termos um país mais competitivo e o uso mais eficiente e sustentável de um recurso como a água”.
A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, que alertou para outro aspeto com o qual a sociedade atualmente se debate, que é democratização da água, pois “com o acesso à água e a meios técnicos para a utilizar, tem havido um menor cuidado na sua utilização”, salientando que agora os municípios “têm de encarar de forma séria o reeducar da utilização da água, com parcimónia, fazendo ver às pessoas que estamos face a um bem que é escasso e por isso tem de ser bem utilizado”.
As jornadas incluíram também várias mesas redondas, que contaram com a participação de personalidades do meio académico com experiência relevante, científica e técnica em áreas ligadas à água, bem como de diversas entidades nacionais e locais, públicas e privadas. Estas deram a conhecer o trabalho que desenvolvem com recurso à água, mas sobretudo os cuidados que têm na sua utilização, a valorização e aposta que realizam num bem natural e essencial ao quotidiano dos cidadãos.
No ano em que o município do Barreiro celebra os 80 anos do abastecimento público de água, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Humberto de Carvalho, salientou na sua intervenção que “foi muito interessante este debate e que é necessário este tipo de eventos para sensibilizar a comunidade sobre matérias como a água pública e a ESTBarreiro/IPS está a cumprir com o seu papel […], pois participar num debate em que houve opiniões diversificas, ângulos de análise diferentes e perspetivas diferenciadoras, contribui para o crescimento de cada um nós”.
Com a reflexão sobre temas tão atuais nas jornadas, que já vão na sua 4.ª edição, a ESTBarreiro/IPS procura “contribuir, dentro das suas atribuições e competências, para a valorização e desenvolvimento económico e social da região e do país”, pois durante o evento foi possível “identificar barreiras e necessidades e definir objetivos, valores e princípios”, referiu o Diretor da Escola, Prof. Doutor Pedro Ferreira.