Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista visitaram um projecto pioneiro em Portugal no âmbito do Programa ECO.AP que se encontra a ser implementado pela Câmara Municipal de Lisboa e que visa a substituição de 8.500 semáforos constituídos por 20.000 lâmpadas adaptando-os para a tecnologia semafórica LED.

Este projecto, celebrado no âmbito de um contrato de Gestão de Eficiência Energética, tem a duração de 24 meses, sem qualquer custo para o município, sendo o mesmo assegurado pela empresa de serviço energético vencedora do concurso público que usufruirá durante o tempo do projecto das economias realizadas. As reduções de consumo estimam-se que sejam na ordem dos 95%.

Na sequência das preocupações evidenciadas sobre este tema alicerçadas com este exemplo prático, os vereadores eleitos pelo Partido Socialista apresentarão na próxima reunião de câmara pública, a 19 de Agosto, uma proposta que visa estudar a possibilidade da Câmara Municipal do Barreiro capitalizar as vantagens do Programa ECO.AP para, sem custos, adotar um processo semelhante de eficiência energética ao nível da iluminação pública e do sistema semafórico. Recorrendo ao Programa ECO.AP é possível baixar significativamente o seu consumo energético, bem como, o custo inerente à fatura mensal de eletricidade nestas vertentes, libertando verbas que poderem ser canalizadas para outras finalidades.

Esta proposta encadeia-se com os princípios emanados do documento “MAYORS ADAPT”, votado por unanimidade na última reunião de câmara. Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista esperam assim contribuir com esta medida concreta para a construção de uma cidade que usa os seus recursos de forma mais eficiente.

Partilhe esta notícia