“AUTONOMOUS LEARNING THROUGH CULTURAL INTERACTIONS” é o nome do novo projeto que o Agrupamento de Escolas do Barreiro tem vindo a desenvolver no âmbito do programa Erasmus + KA 229, e cujo tema principal é o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Assente em estudos dos grandes pensadores atuais no campo da educação, combina a educação formal e não formal, de forma interativa, refletindo o novo paradigma a que se assiste no domínio educacional.
Este projeto teve início em setembro de 2019 e conta com a participação de Portugal, Turquia, Espanha, Roménia e Itália. Durante este projeto o trabalho realizado com os alunos será partilhado entre todos com vista a um trabalho colaborativo, cujas experiências desenvolvam a autonomia dos discentes. A herança cultural será o ponto de partida para uma educação onde o sentido estético forma alunos pensadores independentes, críticos e ativos.

A primeira mobilidade decorreu em dezembro de 2019, na Turquia, em Ancara, onde professores e alunos tiveram a oportunidade de assistir a diferentes aulas, enriquecendo o seu conhecimento, e partilhando ideias e estratégias pedagógicas diferenciadas. As tradições foram o ponto de partida, onde os alunos colocaram em prática diversos jogos tradicionais, que mobilizaram todos envolvidos no projeto.

“FOR A CLEAN WORLD HAND IN HAND” é outro dos projetos que o Agrupamento de Escolas do Barreiro tem vindo a desenvolver no âmbito do programa Erasmus + KA 229. Os problemas ambientais e a proteção do planeta são o foco deste projeto, que pretende que os alunos dos diferentes países envolvidos apresentem soluções comuns para a resolução do problema e criem um plano para a futuro de todos nós.
Os alunos serão envolvidos no processo de tomada de decisões democráticas, com vista à resolução de problemas ambientais ao nível local e universal, criando um plano de luta futuro.
Este projeto teve início em novembro de 2019 e conta com a participação de Portugal, Turquia, Espanha, Lituânia e Polonia. Durante este projeto o trabalho realizado com os alunos será partilhado entre todos com vista a um trabalho concertado.
A primeira mobilidade decorrerá no final de janeiro de 2020, na Lituânia, onde professores dos países envolvidos irão preparar o trabalho a desenvolver, partilhando ideias e estratégias pedagógicas diferenciadas.