A empreitada para a requalificação da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, no concelho do Seixal, foi finalmente consignada, sendo que a obras já estão em execução, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2022.
Uma excelente notícia que permitirá concluir um processo iniciado em 2010 e que tem sofrido sucessivos atrasos devido a insuficiências por parte dos empreiteiros, mas que os governos socialistas têm reiteradamente envidado esforços para solucionar.
É a terceira vez que esta obra é adjudicada. O atual contrato foi celebrado em outubro de 2020,tendo recebido visto do Tribunal de Contas no mês seguinte. Foi firmado também contrato para a gestão, fiscalização e coordenação de segurança, estando, pois, reunidas as condições para a conclusão dos trabalhos.
A garantia, comprovada no terreno, é dada pelo ministro da Educação, respondendo aos deputados socialistas eleitos pelo distrito de Setúbal, que haviam questionado a tutela sobre este mesmo assunto.
Recorde-se que a requalificação da Escola Secundária João de Barros integrou a fase 3 do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário e a primeira empreitada teve início em outubro de 2010. O processo esteve várias vezes parado devido a incumprimentos por parte das empresas às quais a obra já foi adjudicada, só sendo desbloqueado na vigência de governos do Partido Socialista.
Reequacionados os termos de acordo com a realidade atual, foi lançado novo concurso, o qual resultou na atual consignação. Decisão com a qual os deputados socialistas do distrito de Setúbal muito se congratulam. O prazo de execução é de 15 meses.
São Bento, 23 de fevereiro de 2021