O concelho de Sines é um dos 14 municípios que vão beneficiar do apoio da engenharia militar do Exército Português no âmbito do Plano de Atividade Operacional Civil (PAOC) 2015.
Em Sines, as intervenções a realizar com os meios das engenharia militar do Exército destinam-se a promover a beneficiação de caminhos rurais na Freguesia de Sines, conforme levantamento efetuado pelos serviços da Câmara Municipal.
O plano foi assinado no dia 15 de janeiro, na Lourinhã, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, da secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, do secretário de Estado da Administração Local, Leitão Amaro e do Chefe de Estado-Maior do Exército, general Carlos Hernandez Jerónimo. O município de Sines esteve representado pelo vereador José Arsénio.
No final da cerimónia, Aguiar-Branco salientou que este tipo de colaboração “é um bom exemplo de racionalidade de meios e de que, o poder local e as Forças Armadas são capazes de trabalhar de forma articulada”.
O ministro da Defesa Nacional destacou ainda que “a primeira missão das Forças Armadas é fazer a defesa dos nossos territórios” sobretudo quando “somos assolados com ameaças de terrorismo”. Contudo, entre as missões de defesa do território, há também a destacar a ajuda às populações em trabalhos como a limpeza de rios e matas.
Em data ainda a definir, será feita nova avaliação por parte da engenharia militar e será assinado um protocolo com a Câmara Municipal para enquadrar as intervenções que se vão realizar este ano.