Caras e caros munícipes,

Amanhã, dia 24 de Outubro, centenas de organizações da sociedade civil e autarquias locais assinalam o Dia Municipal para a Igualdade, pelo que é uma boa oportunidade para relembrarmos o percurso que fizemos em defesa da igualdade de género no nosso Município, mas sobretudo para apelarmos à perseverança e coragem de todas as mulheres que continuam a viver abaixo da sua condição.

Este dia foi criado com o propósito de lançar as bases para o desenvolvimento de políticas municipais que complementem a estratégia nacional e europeia de defesa da igualdade. Mas na Câmara Municipal do Montijo temos a responsabilidade de termos sido pioneiros e termos tido a coragem de assumir a defesa da igualdade como um pilar fundamental para o desenvolvimento integrado do território.

Em 2007, aprovámos o Plano Municipal para a Igualdade de Género, onde foram definidas as metas a alcançar enquanto autarquia, mas sobretudo enquanto comunidade que envolve, agrega e se compromete coletivamente.

Ao longo dos últimos anos, tivemos também a coragem de encarar a conciliação entre a via profissional, pessoal e familiar como uma prioridade.

Desde logo pelo forte investimento na educação: construímos mais equipamentos escolares e requalificámos os existentes, dotando-os de melhores condições; alargámos o pré-escolar e apoiámos o lançamento do complemento de apoio às famílias, o que nos transformou num concelho de topo que é preferido pelos pais de concelhos vizinhos para aqui colocarem os seus filhos.

Por outro lado, estivemos sempre presentes junto da comunidade solidária e das Instituições Particulares de Solidariedade Social, apoiando o alargamento da resposta em lar de idosos, em creche, em apoio domiciliário, nas unidades de cuidados continuados, que são respostas fundamentais para garantir a autonomia das mulheres numa sociedade em que, ainda, quem cuida são quase sempre as mulheres.

Continuamos também a promover o combate à violência doméstica com a intensidade que os tempos de crise exigem, não só pelo acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, mas também pelo apoio através do Espaço Informação às Mulheres, e a preocupação constante com a formação e sensibilização da sociedade civil para este combate coletivo.

A Câmara Municipal do Montijo prosseguirá na defesa de um contrato social de género, de que resulte o equilíbrio de participação de homens e mulheres nas diferentes esferas da vida, combatendo as discriminações e promovendo a igualdade de género.

Permitam-me, por fim, saudar todas as mulheres, esposas, mães, filhas, avós, que, no silêncio da sua dor, sofrem em silêncio, sendo por elas que nunca devemos cruzar os braços. E lembre-se sempre, o primeiro gesto de igualdade está nas nossas atitudes de todos os dias.

 

Montijo, 23 de Outubro de 2015

 

 

O Presidente da Câmara,

 

Nuno Ribeiro Canta