Enfrentando a gripe naturalmente
Hoje sabemos que a gripe é causada pela ação do vírus Influenza mas há milhares anos não existiam meios para identificar tais microrganismos. Então a etiologia das doenças era atribuída aos fenómenos observados na natureza. Daí, à luz da medicina oriental, as constipações e gripes são causadas por energias externas do tipo vento, frio, humidade. Contudo, o conhecimento da existência dos vírus não retira veracidade à etiologia da gripe segundo a Medicina Tradicional Chinesa, pois o vento, o frio e a humidade são energias que, quando conseguem passar a nossa barreira de defesa e penetram no organismo, criam as condições ideais para o desenvolvimento de doença, neste caso a gripe.
A Medicina Tradicional Chinesa trata a gripe com plantas medicinais e por meio de técnicas, entre as quais a acupuntura, que visam precisamente introduzir energia do tipo calor no organismo e reforçar a energia defensiva.
A melhor estratégia é mesmo a prevenção e neste campo a Medicina Chinesa vai ao encontro das recomendações dos mais antigos, não virar as costas ao vento, proteger-se das correntes de ar, não andar descalço, aquecer os pés com água quente e sal, entre muitas outras. Na realidade conseguimos encontrar nas teorias orientais algum fundamento para tais crenças. É na região dorsal do tronco que se encontram os pontos mais sensíveis à entrada da energia vento e frio, daí ser importante proteger as costas e o pescoço. É na planta do pé que se inicia o meridiano do rim, através do qual o frio pode penetrar mais profundamente no organismo. Por isso é importante manter os pés aquecidos, e a imersão dos pés em água salgada estimula a energia renal, importante para o nosso sistema de defesa.
Então, manter o corpo quente é fundamental e para isso, para além de nos agasalharmos, podemos ingerir um bom chá. Limão, canela e gengibre é uma boa receita para prevenir a gripe. Para além disso, evitar o sedentarismo, fazer algum exercício físico como a caminhada e fazer uma alimentação equilibrada, pobre em açúcar e em gordura animal, pois estes enfraquecem as nossas defesas, são bons conselhos para nos mantermos saudáveis.
Aproveitemos bem esta quadra, boas festas, sem gripe!
Ana Sequeira
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa