Duas jornadas depois de entrarmos na segunda volta do campeonato da 1.ª Divisão Distrital da A.F. Setúbal, nota-se, claramente, uma fuga a dois na luta pelo topo da classificação protagonizada pelo Amora e pelo Barreirense.

O Amora está, atualmente, por mérito próprio em primeiro lugar, porque foi, efetivamente, a equipa mais regular até agora, sendo também a única equipa em competição que nunca perdeu um jogo. A equipa do Barreiro, depois de um início bastante irregular, tem reorganizado, e bem, o plantel graças a um poder de recrutamento de jogadores que a maioria dos clubes do distrito não dispõe. Presentemente, são uma equipa com muitos valores individuais e atrevia-me, inclusivamente, a dizer que são a equipa melhor apetrechada da competição.

No 3.º posto está o Alcochetense, uma equipa que investiu bastante na qualidade da equipa, mas a verdade é que já perdeu algum terreno em relação ao Amora e ao Barreirense. No entanto, nada está perdido, no entanto é cada vez mais difícil aos homens de Alcochete cortar a meta em primeiro lugar.

Em 4.º lugar está o Comércio Indústria, os sadinos estão a fazer um grande campeonato e têm subido a pulso na tabela classificativa. É uma equipa onde reina a experiência e a maturidade, mas confesso que estão a surpreender-me pela positiva.

O Grandolense, uma equipa de grandes valores, depois de ter estado no lugar mais alto do pódio, teve um queda bastante acentuada nas últimas jornadas e está atualmente no quinto posto, provavelmente devido ao facto de ter um plantel reduzido. Com os mesmos pontos, está o União de Santiago, uma das equipas que assumiu à partida que iria lutar pelo título, mas que está presentemente fora desse objetivo.

O Alfarim segue no 7.º lugar, uma boa equipa que já esteve muito próxima dos lugares cimeiros, mas que nas últimas jornadas não tem sentido o sabor da vitória. Segue-se o União Banheirense, que está a fazer um campeonato regular marcado pela tranquilidade. Os homens da Baixa da Banheira já não vão deixar fugir o grande objetivo da época: a manutenção. Portanto, resta-lhes jogar o jogo pelo jogo e lutar pela melhor classificação possível.

Em nono lugar está o Monte da Caparica e logo atrás o Almada Atlético Clube as duas equipas da cidade de Almada estão a fazer um campeonato regular, sem grandes sobressaltos.

Segue-se o Sesimbra e o Charneca da Caparica, enquanto os homens de Sesimbra têm vindo a perder o gás jogo após jogo, a formação do Charneca tem feito o caminho inverso e depois de um mau começo encontram-se, atualmente, em ampla recuperação e já fora da zona de descida.

O Olímpico do Montijo está atualmente no 13.º lugar, fruto de um campeonato irregular. Atrás segue o Beira Mar de Almada, apesar de a equipa estar a fazer um campeonato modesto acredito que tem valor para melhorar.

Em 15.º encontra-se o Palmelense que apesar de todas as dificuldades e de todos os obstáculos tem lutado dignamente para conseguir a manutenção. O “lanterna vermelha” é, presentemente, o Arrentela apesar de ainda estarem muitos pontos em disputa será, certamente, difícil fugir dos últimos lugares e da consequente descida de divisão.

Recorde-se que, fruto dos maus resultados das equipas que estão atualmente no Campeonato Nacional Seniores podemos ter quatro descidas de divisão na 1.ª Divisão Distrital.

Na 2.ª Distrital já começou a segunda fase…

É, sem dúvida, um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos anos. E, às quatro equipas [Pescadores, Paio Pires, ADQC, Vasco da Gama] que eu vaticinei que iriam lutar entre si pelos lugares de subida juntou-se agora o Moitense. Os homens da Moita estão a fazer uma grande recuperação e são, presentemente, a equipa sensação da 2.ª Distrital.

Com cinco pontos a separar o primeiro do quinto classificado e com tantos jogos por realizar, tudo pode acontecer.

Praticamente fora da luta pela subida, temos o Alcacerense, o Santo André e o Lagameças, o último a pagar a fatura das suas limitações em termos financeiros e de disputar os jogos num campo de terra batida, um dos, senão efetivamente o maior entrava à contratação de jogadores.

Termina também esta semana o período de inscrições e transferências para a época 2014/ 2015, para muitos é, definitivamente, um alívio, para outros, se pudessem, inscreviam e mudavam de jogadores até na última semana do campeonato.

Para o resto do campeonato quer na 1.ª, quer na 2.ª Distrital desejo acima de tudo que os jogos sejam efetivamente bons espetáculos de futebol e que no final subam os melhores.

 

Amândio Jesus.

Diretor desportivo