Pela primeira vez no Barreiro, a abertura da época balnear na praia de Alburrica, no dia 6 de junho, contou com a presença de 2 nadadores salvadores que irão assegurar a vigilância no local, até 15 de setembro, todos os dias entre as 09h00 e as 19h00.

Uma iniciativa da Câmara Municipal do Barreiro, suportada pela mesma, face à afluência que a praia tem tido nos últimos anos, e que “já justificava esta medida”, segundo explicou Frederico Rosa, Presidente da CMB, “trata-se de uma medida, na qual temos vindo a trabalhar, desde o final da época balnear de 2019, devido à afluência que a praia tem tido, e que este ano, neste momento pandémico em que vivemos, dissipou-nos quaisquer dúvidas acerca da sua necessidade. É importante ter nadadores salvadores disponíveis para prestar socorro, mas também para fazer alguma pedagogia na praia e numa altura em que queremos que todos estejam em segurança“.

Como “um dia histórico“, foi a forma como Rui Braga, Vereador responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo da CMB, classificou a abertura da época balnear no concelho. “É a primeira vez na história do Barreiro que temos uma praia vigiada. É uma medida de importância extrema para que todos nos sintamos seguros. Os resultados da qualidade da água, que tem vindo a ser testada ao longo dos últimos 5 anos, são muito satisfatórios, pelo que caminhamos a passos largos para podermos dizer que a praia de Alburrica, é de facto, uma zona balnear oficial pelas entidades competentes”.

Os fáceis acessos, a melhoria da qualidade de água, a limpeza dos terrenos, a criação de chuveiros e estacionamento tem proporcionado um ambiente agradável para a frequência desta praia banhada pelo Tejo, que ao longo dos últimos anos tem sido frequentada por centenas de barreirenses e visitantes. Razões imperativas, no entender da autarquia, para dotar o espaço de meios de socorro a banhistas, assim como, a criação de um corredor de emergência e sinaléticas adequadas.