Ocorreu este fim-de-semana a 4ª eliminatória de Taça de Portugal e pode-se dizer que foi uma eliminatória que correu dentro da “normalidade”. As equipas do principal escalão do futebol português foram com maior ou menor dificuldade ultrapassando os seus adversários. Dos passeios tranquilos que tiveram Benfica, Sporting, Belenenses e Paços de Ferreira (este último com uma goleada das antigas) passando pelas passagens meritórias mas com menos golos de Marítimo, Nacional, Rio Ave e Penafiel e pela aflita passagem do Gil Vicente nos penaltis frente a um Varzim de raça e de grande atitude houve ainda um jogo grande nesta eliminatória; um dérbi minhoto entre Guimarães e Braga sempre “quente” e carregado de grande rivalidade e emoção. Neste jogo, um Braga eficaz e pragmático conseguiu levar a melhor sobre um V. Guimarães que está em grande no campeonato. Fica assim de fora mais um potencial candidato a ganhar a competição.
O único tomba-gigantes desta eliminatória foi o Oriental da Segunda Liga que eliminou o Vitória de Setúbal num jogo cuja vitória do Oriental acaba por ser justa. O Oriental fez um jogo de tal forma paciente e assertivo que até obrigou o adversário a marcar na sua própria baliza e assim resolver uma eliminatória para a qual não era favorito, em teoria. O próprio treinador do V. Setúbal acabou mesmo por reconhecer que a sua equipa não conseguiu criar situações para ganhar o jogo. Ficou assim ditada a eliminação da última equipa do distrito de Setúbal ainda em prova. Vamos esperar por melhor sorte no próximo ano.
Os “grandes” do futebol marcam mais uma vez maior presença nos oitavos-de-final. São 10 as equipas do principal escalão já referidas que vão estar presentes na próxima fase contra apenas três equipas da Segunda Liga (Freamunde, Chaves e Oriental) e três do Campeonato Nacional de Seniores (Vizela, Famalicão e Santa Maria). Na teoria, os primodivisionários presentes estão todos a torcer para que o sorteio da próxima quinta-feira os coloque a jogar em casa com as equipas dos escalões inferiores para assim pensarem que terão menos dificuldade em seguir em frente na prova. Para serem politicamente corretos nunca o dizem ou afirmam, mas é claro que preferem sempre este cenário; mas o tiro muitas vezes sai pela culatra e lá se aprende mais uma vez que a teoria não ganha jogos.
Quase toda a gente considera que Benfica e Sporting são os principais candidatos à vitória na competição, mas para tal o sorteio tem que ajudar. De certeza que estes dois clubes não se desejam enfrentar para já mas também torcem para não terem que enfrentar equipas como o Braga ou o Marítimo por exemplo. Temos que ter em consideração que se uma equipa dita “mais pequena” vencer a Taça de Portugal garante um lugar imediato na Liga Europa de 2015/16 e isso é apetecível para qualquer clube de menor dimensão. Mesmo não sendo uma Liga dos Campeões, não deixa de ser uma receita financeira interessante. É bom que Benfica e Sporting não contem só com o estatuto, é preciso suar e lutar em campo.
Resta-me só desejar boa sorte às equipas portuguesas que vão entrar em campo nas competições europeias. No próximo fim-de-semana regressa o campeonato nacional e são esperadas mais emoções. Até lá.
Ricardo Santos
Marketeer