O Ministro da Defesa Nacional José Pedro Aguiar-Branco assiste amanhã, dia 16 de Julho a partir das 16:00, ao exercício Recognized Environmental Picture – Atlantic 2014 (REP14-Atlântico), em Setúbal, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso e demais convidados.

​Durante este dia, as várias entidades irão visitar os navios de investigação da Marinha e da NATO, nomeadamente o NRP Gago Coutinho e o NRV Alliance, com uma demonstração de atividade operacional, numa área de forte aposta nacional e internacional.

O REP 14 é um exercício conjunto da Marinha, NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que conta já 4 edições. Neste exercício são operados diversos veículos autónomos, tendo especial relevância a capacidade submarina, uma vez que são apresentadas enormes potencialidades na sua utilização, em áreas tão vastas como sejam a exploração do fundo do mar, ou a busca e salvamento marítimo. A capacidade de guerra de minas tem particular interesse para a NATO, e as parcerias estabelecidas com a dimensão de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, colocam este evento e a Marinha na vanguarda desta temática.

 

 

Fonte: Marinha Portuguesa

Partilhe esta notícia