up

Politécnico de Setúbal – O Instituto Politécnico de Setúbal conjuntamente com investigadores da Universidade de Aveiro criaram um teste que permite avaliar as competências linguísticas das crianças. O instrumento é capaz de identificar problemas de semântica, morfossintaxe e fonologia.  Com esta técnica, é possível detectar problemas na linguagem das crianças . “Quanto mais cedo se identificarem os problemas, mais cedo podem começar a ser tratadas de forma a que, quando ingressarem na escola, já estejam a ser acompanhadas”, disse Ana Mendes, docente no Politécnico de Setúbal.

Site Serviço Nacional Saúde – Está disponível um portal do Serviço Nacional de Saúde, que congrega toda a informação existente sobre saúde, promovendo a participação dos utentes. No sítio  é possível acompanhar ao segundo as actualizações dos tempos de espera para urgências, das listas de espera, das vacinas ou dos gastos com medicamentos, bem como consultar dados relativamente a um determinado ano.

O portal está dividido em quatro grandes áreas estruturais: SNS, institucional, cidadão e profissional.

Veja em : www.sns.gov.pt

 

down

11 Fevereiro de 2007 –  Na próxima 5ª feira faz 9 anos que se fez um referendo maldito que, apesar de não vinculativo, permitiu que uma mulher, livremente e com o dinheiro dos nossos impostos,  possa legalmente abortar. Segundo a FPV, nos primeiros 3 anos e meio de legalização o Estado terá gasto directamente e indirectamente mais de 100 milhões de Euros em abortos.
Com quase 9 anos depois, já nem faço ideia! Tudo isto num país em bancarrota e com as mais baixas taxas de natalidade do mundo.

Pergunto-me muitas vezes, que sociedade é esta em que vivemos onde uma mulher pode livremente matar o seu filho com apoios estatais e por outro lado organizações pró-vida que apoiam mulheres grávidas, corram o risco de fechar falidas!!

Aumento de 150 %  – Mais uma vergonha a marcar agenda política.  O  antigo governo  aprovou, em Outubro,  o aumento do salário de três membros do conselho de administração da entidade reguladora da aviação civil em cerca de 150%. A remuneração mensal do presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil subiu de 6030 euros para 16.075, o salário do vice-presidente aumentou de 5499 euros para 14.468 euros e o da vogal passou de 5141 euros para 12.860. Pobre Portugal….

 

 

 Pensamento da semana:

“Democracia é a arte de, da gaiola dos macacos, gerir o circo.”

Henry Mencken

 

 

 

 Cláudio Anaia  – claudioanaia@hotmail.com

 

 

 

Partilhe esta notícia