No próximo sábado, dia 12 de março, a população do concelho do Seixal irá concentrar-se a partir das 15 horas, no Parque da Quinta do Mirante, em Aldeia de Paio Pires, para reivindicar um melhor ambiente para os moradores desta localidade e do concelho, que sofrem as consequências da poluição ambiental proveniente do complexo industrial da antiga Siderurgia Nacional, responsável pela projeção de descargas de substâncias poluentes na atmosfera e emissão de ruídos. Nesse dia, será ainda assinada pelas diversas entidades organizadoras desta iniciativa uma resolução que enquadra a problemática e apela às entidades responsáveis para a resolução urgente da situação.

O objetivo desta iniciativa é alertar uma vez mais as entidades responsáveis para a situação e exigir a resolução do problema através de uma intervenção célere e eficaz. Este é um assunto de extrema importância para o concelho, para o qual a Câmara Municipal do Seixal tem procurado soluções, embora a responsabilidade quer no âmbito do licenciamento da atividade, quer no âmbito da fiscalização das condições da respetiva exploração e seus impactos na saúde pública e no ambiente seja da Administração Central.

Têm sido realizadas inúmeras diligências sobre esta matéria junto das diversas entidades da Administração Central e do Governo, nomeadamente junto dos ministérios da Economia e do Ambiente, visando a resolução das questões ambientais suscitadas. A autarquia promoveu também, no dia 17 de fevereiro, um Fórum Seixal sobre esta temática, que contou com a presença e intervenção de inúmeros munícipes desta localidade que expuseram a sua situação, onde se colocou a necessidade de intensificar a luta em defesa por um melhor ambiente.

 

Partilhe esta notícia