up

Emídio Tobias – Faleceu Emídio Tobias com 92 anos.  Era um homem bom e amável com todos. Conhecia-o desde criança, sempre que me encontrava tratava-me carinhosamente por primo. Marcava a diferença, por isso não foi estranho que tivesse sido o primeiro cabeleireiro homem da nossa região e tivesse  desfilado como modelo nas principais cidades da moda europeia.

Além de estilista, como cabeleireiro marcou toda uma geração, abrindo um salão na sua terra natal. Esteve como autor na criação dos carros de Carnaval do Montijo e Pinhal Novo e festas de S. Pedro.

O Presidente da Câmara do Montijo informou que está a ser estuda a atribuição do nome de Emídio Tobias para uma das ruas da cidade.

Carlos Dias candidato ao PS Setúbal  – É sabido que a maioria das pessoas que se inscreve num partido político é para ganhar alguma coisa em troca, para sim mesmo, para familiares ou amigos. Infelizmente foi assim no passado e continua a ser no presente.

A apresentação de uma lista para a distrital do PS, liderada por Carlos Dias, que rompe com esta forma política ou partidária de estar, é de se reconhecer e admirar a coragem.

Na sua moção não deixa dúvidas: “As castas políticas, no poder, continuam ostensivamente a fingir que não percebem ou a ignorarem esta situação, olhando apenas para os seus protegidos e familiares, como se vivessem numa dinastia monástica.”

 

 

 

 

down

Terminal de contentores já não vem para o Barreiro? –  Parece que as notícias no que diz respeito ao grande investimento para a nossa região andam mesmo por baixo. A semana passada falei-vos na hipótese de já não termos aeroporto no Montijo, agora é a vez do Terminal de contentores no Barreiro.

Ora vejamos: 1º A famosa errata de 46 páginas à proposta de Orçamento de Estado (OE) apresentada na Assembleia da República pelo executivo de António Costa, informa que o Terminal do Barreiro deixou de ser prioridade no OE do Governo. 2º O Diário Económico, através de uma notícia publicada esta semana, avançava que “Na última versão do OE 2016, substituiu-se o projecto do terminal de contentores do Barreiro pela coordenação entre os portos de Lisboa e Setúbal.”

Educação – A educação já foi a principal paixão de um ex-primeiro ministro, hoje vejo com preocupação a notícia do Jornal O Público que diz: Os estudantes do ensino superior têm cada vez mais dificuldades para conseguir uma bolsa de acção social. As mudanças feitas na forma como são contabilizados os rendimentos das famílias fizeram com que seja hoje necessário ser quase duas vezes mais pobre do que em 2010 para receber a bolsa mínima, que suporta o custo das propinas.” Razão tinha Sérgio Godinho quando cantava: “Só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação…”.

 

Frase para reflectir:

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.”

Oscar Wilde

 

 

Cláudio Anaia

claudioanaia@hotmail.com

Partilhe esta notícia