No âmbito dos contactos regulares e em proximidade por todo o distrito, os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal iniciaram hoje o roteiro «Manter a proximidade, em segurança», e reuniu de forma digital com o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, Dr. Miguel Lemos.

Além da presença dos Deputados socialistas Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves, a reunião contou com as presenças dos Presidentes de Câmara do Barreiro, Montijo e Alcochete, Frederico Rosa, Nuno Canta e Fernando Pinto, respetivamente, bem como a Vice-presidente, em Alcochete, Maria Fátima Soares e, ainda, com a presença dos autarcas na Câmara Municipal da Moita Luís Chula e Carlos Albino.

Para além da abordagem das respostas do ACES Arco Ribeirinho na sua esfera de competências habituais, na agenda da reunião esteve a análise do processo de vacinação  no âmbito da pandemia causada pela COVID-19, nomeadamente quanto às condições instaladas.

No final da reunião, a coordenadora regional dos Deputados Socialistas, Eurídice Pereira, transmitiu a ideia de que «é fundamental que o processo de vacinação no distrito decorra com toda a segurança e robustez e  que a União Europeia consiga fazer cumprir os contratos de compra de vacinas porque  é essencial celeridade,  obviamente garantindo que é cumprida a priorização dos grupos identificados em cada fase». A parlamentar afirmou ainda que «os Presidentes de Câmara Socialistas estão ativamente no terreno e a colaborar com as autoridades de saúde, disponibilizando, proactivamente, todos os recursos necessários. Esta é uma garantia importante para que as autoridades sanitárias tenham todas as condições para fazerem o seu trabalho».

A iniciativa «Manter a proximidade, em segurança» procura dar continuidade à lógica, já habitual, de contacto permanente dos parlamentares socialistas com as instituições e forças vivas do distrito de Setúbal, apesar das restrições que vigoram motivadas pela pandemia de COVID-19.

Estão já solicitadas outras audiências a entidades da área da saúde.