Bem-vindo ao DISTRITO ONLINE - Informação Regional
Montijo
Gabinete de Reclamações encerra ao público
Setúbal
Sardinhas e ostras em destaque
Sesimbra
Lagoa de Albufeira já está aberta ao mar



Distrito
Toques de Deus
Barreiro
Vivam os jantares oferecidos aos trabalhadores da
Barreiro
Os Exames Nacionais e o Princípio da Igualdade
Distrito
O futuro parque temático e a Linha do Sado
Barreiro
Natal é quando um homem quiser
Distrito
Por Portugal
Barreiro
O Fórum Barreiro
Distrito
As promessas não cumpridas … na Linha do Sado!
Distrito
Religião ou Superstição?
Montijo
O Montijo e a falta de ciclovias em Espanha
Distrito
As eleições autárquicas e a Linha do Sado

   
  What if Bush was right after all? -



   
 


Esta é a questão do momento nos USA!

Uma simples busca no Google (www.google.com) pelas palavras do título deste artigo revelam-nos a interrogação pertinente no outro lado do Atlântico.

Dois artigos, pelo menos, na imprensa lusitana transmitem-nos a mesma preocupação (o de João Carlos Espada, na Revista "Actual", Semanário Expresso, 07MAR05 e o de hoje, 10MAR05, no DN).

Há factos incontornáveis como sejam o facto de duas das mais opressivas ditaduras do planeta caminharem agora, embora de forma não tranquila, no caminho da democracia (Afeganistão e Iraque).

A Síria avança no sentido da moderação, da cooperação internacional em matéria de segurança tendo posições realistas a propósito do terrorismo internacional, ou da retirada, ainda que parcial, do Líbano que de há muito a esta parte era uma espécie de protectorado seu.

Também o Egipto ou a Arábia Saudita ensaiam passos tímidos no sentido da democracia e a evolução recente, ainda que cautelosa, nas relações entre Israel e Palestina, deixam antever a luz do entendimento ao fundo do túnel.

Esperamos todos que estes sinais se consolidem.

As críticas ao presidente americano, aliás, vêm de uma tradição ancestral de sectores da esquerda ocidental que sempre diabolizaram os presidentes conservadores americanos. Basta recordar o que sucedeu e o que se disse de Ronald Reagan. Alguma rusticidade é ridicularizada ao extremo mas a História não deixa de fazer justiça e de revelar um balanço positivo da política internacional levada a cabo durante os seus mandatos.

Basicamente o interesse da pergunta é a corresponder ao inverso daquilo que se passa com um comum treinador de futebol, ou seja, o texano neste contexto passa de besta a bestial.

Por este andar o próprio Diogo Freitas do Amaral irá dar o dito por não dito a respeito de George W. Bush. Não iremos certamente esperar muito tempo por isso, caso contrário iremos a contra-ciclo com o resto do mundo.

* Presidente do Secretariado Distrital dos TSD - Trabalhadores Social Democratas
Presidente Comissão Política da Secção de Almada do PSD(http://desafiador.blogspot.com/)


 
Pedro Roque
2005-03-10
   

  

  
   
 

COMENTÁRIOS

António da Costa
What if you are wrong ?

Só é pena que o Afeganistão se tenha tornado de novo um dos maiores produtores de ópio e que o Iraque continue a acumular cadáveres.
Será que a vida tem menos valor se é lá longe ?
2005-03-19


Paul Luster
Ser humano

Sou norte-americano, moro em Texas. Eu concordo com a ultima resposta. Mais que um metade do povo norte-americano acham que ruim o progresso da "guerra contra terrorismo". Albert Einstein - um genio de verdade - se falava que nao podemos que preparar fazer uma guerra e, ao mesmo tempo, criar paz. Fazer guerra para criar paz ou "democracia" nunca vai resolver nossas problemas. Este proposito do "doutrina de Bush" e uma loucura. A historia vai contar mesmo de George Dubya.
2005-03-21


António da Costa
What if...

... you write something else ?
More interesting, if possible.
2005-03-31


 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distrito Online
Avisos Legais
   
 
        made by YOU.