Tendo como pano de fundo o impasse em dar continuidade aos trabalhos de electrificação no troço de linha Pinhal Novo-Barreiro, por parte da REFER e principalmente da tutela, Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a Sub-Comissão de Trabalhadores da CP/Lisboa, exige que sejam retomadas as obras de modernização da Linha do Sado, afim de se dar cumprimento das promessas feitas às Populações em 1999 ou seja comboios de tracção eléctrica entre Barreiro e Praias do Sado!
Aproveitamos, para saudar a justa luta da Comissão de Utentes da Linha do Sado, que luta por melhores comboios, e no passado dia 24 promoveu Concentrações no Quebedo, Pinhal Novo e Barreiro-A, com aprovação de reclamações a enviar ao Ministério da Tutela.
Para alguns “Arautos da Desgraça”, pode parecer estranho esta saudação à Comissão de Utentes, mas não podemos esquecer que a Luta é de todos dos utentes e dos trabalhadores desta linha, para além de estarem a defender os seus Postos de Trabalho são também utilizadores da Linha do Sado.
Quando falamos em trabalhadores, estamos a falar em cerca de uma centena de Postos de Trabalho directos a que se juntam os indirectos, associados aos trabalhadores das Empresas prestadoras de serviços à CP/Lisboa como por exemplo as Oficinas do Barreiro-EMEF, e da REFER, dos quais resulta a sobrevivência dos nossos familiares.
A Sub-Comissão de Trabalhadores da Linha do Sado, está ciente do clima de instabilidade a que todos nós trabalhadores desta linha estamos expostos por parte das administrações da CP, REFER e principalmente da Secretaria de Estado do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Quanto ao futuro da linha, passa principalmente pelo envolvimento e na denúncia desta situação junto do Ministério da Tutela por parte das Autarquias locais dos Concelhos de Barreiro, Moita, Palmela e Setúbal e na defesa de um Serviço Público e Social em benefício dos seus Munícipes.
A luta é de todos, Trabalhadores, Utentes, Autarquias e Sindicatos. A luta só pode dar os seus frutos se nos mantermos unidos em defesa dos nossos Postos de Trabalho e por Melhor Transportes e o objectivo é só um; A Electrificação total da Linha do Sado!
Tivemos conhecimento pelos órgãos de comunicação social, que se preparava mais um “cozinhado” em nítido benefício do grupo Barraqueiro/Fertagus para aquisição da concessão de outra empresa rodoviária no Concelho de Setúbal, só que as “contas saíram furadas”, por parte da Autoridade da Concorrência que não aprovou a Joint-Venture da empresa Arriba Transportes Margem Sul (ATMS) por parte dos Grupos Arriba e Barraqueiro. O grupo Barraqueiro/Fertagus só lhe interessa a constituição de monopólios quando é para seu benefício próprio, de contrario é contra a livre concorrência, tão defendida pelo Sector Privado.
Queremos proporcionar aos nossos clientes um transporte mais fiável, seguro, pontual, cómodo e regular, mas este serviço só pode ser concretizado com melhor Material Motor ou seja Material de Tracção Eléctrica e um reajustamento dos horários em consonância entre a Soflusa e a CP/Lisboa de forma a servir melhor os seus clientes.
É público, no FLASH/CP na sua edição nº. 61 de 11 de Novembro, a informação aos trabalhadores da CP que a Linha do Sado no mês de Outubro, teve excelentes resultados obtidos na ordem dos 97% de indicadores de pontualidade e regularidade diária.
Pouco adianta apresentar com pompa e circunstância projectos megalómanos, como o futuro aeroporto da Ota ou do TGV, quando se anda há 5 anos para electrificar e modernizar 14 km de linha! Projectos de viabilidade duvidosa, tendo em conta a opinião pública como é o caso do aeroporto da Ota, em que o objectivo prioritário favorecerem interesses ligados aos grandes grupos económicos e não tem em conta o desenvolvimento sustentado do País.
Lembrar ainda aos nossos políticos, este é o único troço de linha inserido na Área Metropolitana de Lisboa em que os comboios continuam a ser traccionados a Motores Diesel ou seja mais poluentes que os movidos a tracção eléctrica.
É tempo de cumprir o prometido no “ Programa de Reestruturação da CP-Líder 2010”, caso não seja cumprido estamos mais uma vez perante um projecto que vai inevitavelmente acabar no triturador do cesto dos papéis.
A cíclica repetição, por parte dos governos, de promessas para a resolução dos problemas, já cansa e não tem efeito prático, porque repetidamente não as executam, ou executam o contrário do que prometeram, face às opções estratégicas da sua politica. O chorrilho de promessas ou de alertas repetitivos vai contribuir para o descrédito na democracia.
Pela defesa dos nossos postos de trabalho!
Pela electrificação efectiva e total da linha do sado!
Subct-cpsado@barreiroweb.com