Bem-vindo ao DISTRITO ONLINE - Informação Regional
Distrito
Sines em Jazz 2013
Distrito
Alcácer dos 5 Sentidos
Moita
"Agosto Flutuante" na Praia Fluvial do Rosário



Distrito
Toques de Deus
Barreiro
Vivam os jantares oferecidos aos trabalhadores da
Barreiro
Os Exames Nacionais e o Princípio da Igualdade
Distrito
O futuro parque temático e a Linha do Sado
Barreiro
Natal é quando um homem quiser
Distrito
Por Portugal
Barreiro
O Fórum Barreiro
Distrito
As promessas não cumpridas … na Linha do Sado!
Distrito
Religião ou Superstição?
Montijo
O Montijo e a falta de ciclovias em Espanha
Distrito
As eleições autárquicas e a Linha do Sado

   
  As eleições autárquicas e a Linha do Sado -



   
 


No passado dia 20 de Abril assisti, como munícipe, à Reunião Pública da Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros. No ponto antes da ordem do dia foi apresentada uma Moção, pelos autarcas da CDU, sobre a Linha Ferroviária do Sado, onde se apela à modernização. Depois da discussão foi a mesma posta à votação, e desta resultou a abstenção de três elementos da bancada do Partido Socialista.

Como é possível ser contra a modernização da Linha do Sado e a sua manutenção pela Transportadora Nacional Ferroviária, CP – Empresa Pública, e a favor da entrega do troço de Pinhal Novo a Praias do Sado à Fertagus – Empresa Privada, a tal que vai receber 57,6 milhões de euros em compensações financeiras até 2010 pagos pelo Estado?!

A Fertagus – Empresa Privada pratica o tarifário mais caro do que a CP – Comboios de Portugal-Empresa Pública e ainda recebe indemnizações compensatórias pelo Serviço Público prestado e ao utente é lhe cobrado duas vezes ou seja no titulo de transporte mais caro e nos impostos directos ao Estado, de onde provem as compensações financeiras.

Na minha modesta opinião, não seria mais favorável aos Portugueses que o Governo transferisse as compensações financeiras para a CP – Comboios de Portugal, que é na realidade a Empresa Transportadora Nacional Ferroviário e que pratica um verdadeiro Serviço Público e Social à Comunidade!
Por coincidência ou não, os três Autarcas do Partido Socialista que optaram pela abstenção são Funcionários Públicos!

Das duas uma, ou estes Senhores não sabem o que se passa na verdade na Linha do Sado, ou estamos em presença de pessoas que agem de má fé só porque a moção foi apresentada pela bancada da CDU!

Mas se não sabem, nós podemos ajudar.
Se o Governo der a exclusividade à Fertagus no troço de Pinhal Novo a Praias do Sado, então vai criar as seguintes consequências para os utentes da linha do Sado:
- Agravamento do preço dos títulos de transporte;
- A necessidade de utilizarem dois títulos de transporte, ou seja, em termos de bilhete simples, dois em cada viagem ou duas assinaturas, até porque a Fertagus não aceita transportar passageiros que possuam o Passe Social, só assinaturas do Grupo/Barraqueiro;
- Incómodo causado pelo Interface entre os dois Operadores (CP e Fertagus), obrigando os passageiros a mudarem de comboio na Estação de Pinhal Novo.

Por outro lado, as seguintes questões se colocam:
- Quem garante as ligações no troço Setúbal a Praias do Sado-A?
- Qual o destino dos utentes entre a Praça do Quebedo e o Pólo Universitário de Praias do Sado?
Há aqui um claro benefício do Operador Privado em detrimento do Serviço Público de quem opera nesta Linha há mais de um século.
Estamos uma vez mais perante um atropelo ao Serviço Público, que põe em causa os direitos dos utentes e os postos de trabalho dos trabalhadores efectivos da CP, REFER e EMEF.

No entanto, não podemos ignorar que foi na vigência de um Governo do Partido Socialista, em que o Eng. João Cravinho era Ministro dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas que a CP foi “proibida” de concorrer ao chamado “Comboio do Milénio”, em beneficio directo da Fertagus/Grupo Barraqueiro-Empresa Privada, Consórcio este a quem tudo foi facultado, desde o Material Circulante às Infra-estruturas, mas nem tão pouco paga taxa de utilização, (A CP paga à REFER), e até a formação alguns dos quadros Superiores e Chefias Intermédias foi adquirida na Empresa Pública – CP/Comboios de Portugal!

Uma chamada de atenção aos munícipes do nosso concelho:
Utentes da Linha do Sado são estes Senhores que alguns de vós ajudaram a eleger e que hoje não tomam uma posição favorável para que se possa usufruir de um transporte ferroviário mais cómodo, rápido, moderno, pontual, regular e amigo do ambiente!

Aos funcionários da CP, REFER e EMEF, são estes Senhores que ajudam com esta posição à deslocalização de trabalhadores para Oeiras, Campolide e outras localidades e, ao mesmo tempo, colocam em causa os vossos Postos de Trabalho e a sobrevivência das vossas Famílias.

Nas próximas Eleições Autárquicas, em Outubro, antes de votarem, pensem bem na força politica em que vão depositar a confiança nos destinos do nosso Município para os próximos quatro anos, porque podem estar novamente a votar em pessoas que, além de não terem projecto politico, dificultam o trabalho de quem é a favor da mobilidade e modernização do Transporte Ferroviário na Península de Setúbal!

Para concluir, faz lembrar o celebre anúncio:
Eles Falam, falam mas não os vejo a fazer nada, nem deixam fazer!


 
Frederico Tavares
2005-05-13
   

  

  
   
 

COMENTÁRIOS

Alhosvedrense
Depois...

Depois vêm os candidatos do PS dizer que as Câmaras da CDU não fazem nada...
Que terão os candidatos do PS pelos municipios de Barreiro, Moita e Palmela (os directamente visados no troço Barreiro-Pinhal Novo) a dizer sobre a não modernização deste troço da Linha do Sado?

2005-06-25


 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distrito Online
Avisos Legais
   
 
        made by YOU.