Bem-vindo ao DISTRITO ONLINE - Informação Regional
Montijo
Gabinete de Reclamações encerra ao público
Setúbal
Sardinhas e ostras em destaque
Sesimbra
Lagoa de Albufeira já está aberta ao mar



Distrito
Toques de Deus
Barreiro
Vivam os jantares oferecidos aos trabalhadores da
Barreiro
Os Exames Nacionais e o Princípio da Igualdade
Distrito
O futuro parque temático e a Linha do Sado
Barreiro
Natal é quando um homem quiser
Distrito
Por Portugal
Barreiro
O Fórum Barreiro
Distrito
As promessas não cumpridas … na Linha do Sado!
Distrito
Religião ou Superstição?
Montijo
O Montijo e a falta de ciclovias em Espanha
Distrito
As eleições autárquicas e a Linha do Sado

   
  Portugalzinho… -



   
 


“Portugal é um país de invejosos “
José Gil

Gosto de Portugal! Uma das melhores sensações que posso ter é a de regressar a este país à beira-mar plantado e ser recebido com a simpatia e hospitalidade que nos é tão característica. Gosto do meu país como se gosta de um grande amor, tal como ele é...

Portugalzinho… país pequenino, mas com feridas profundas que só não vê quem não quer; afinal já diz o velho ditado que “o pior cego é aquele que não quer ver”.

Onde numa revolução, em que ergueram cravos em vez de armas, clamavam ideais que ficaram por isso mesmo, por meras palavras. O 25 de Abril é uma fraude, e quem o fez deve sentir-se frustrado porque não conseguiu abolir as barreiras entre o poder e o povo. O país continua dividido entre o poder e o saber, entre a pobreza e a ignorância.

Portugalzinho… porque os séculos vão passando e as águas renovam-se enquanto o povo continua impávido e sereno assistindo de plateia à sua própria degradação. O português é temoroso, passivo e raramente dá o passo em frente afrontado pelo medo da mudança. Apesar não haver ninguém como nós, portugueses, para gritar. Nada de diálogos. Quem fala mais alto é quem ganha. De preferência faça-se de vítima, resulta quase sempre.

País de brandos costumes, que aceita tudo de forma leviana… os sindicatos não são mais do que correntes dos pensamentos políticos que se sentam na Assembleia. Mas nada é grave quando um político “desvia” em proveito próprio, tornando-se manchete, mas ao fim de algum tempo ainda consegue o pontapé de saída para um cargo superior.

Mas o político não é o único culpado! Português que se preze utiliza a técnica do “desenrasca” e até podia haver cursos de peritagem na fuga aos impostos onde, concerteza, seríamos os melhores.

Portugalzinho… que apresenta no pequeno ecrã sempre as mesmas caras para comentadores políticos ou políticos comentadores. Alguém já percebeu a diferença? É que as caras são as mesmas, as críticas e as opiniões também… Mas a televisão não pára de nos surpreender, próxima grelha: Télelixo como de costume, Big Brother’s, Quintas das Celebridades entre outros, em detrimento do indivíduo que quer continuar sóbrio e equilibrado. Óptimo para os políticos que preferem o ignorante.

Vivemos alienados com futebol e tudo gira em torno do mesmo. A arte, a leitura, enfim a nossa cultura, reduzida a uma bola no campo. Quem ganha são jornais desportivos que continuam a ser líderes.

Portugalzinho… que se apresenta com slogans anti-racismo mas depois de abrir fronteiras para as mais variadas etnias lhes dá em troca trabalhos forçados a baixo custo com o bónus de condições indignas de qualquer ser humano.

Somos a aberrante consequência de um capitalismo selvagem que não soube aproveitar os fundos comunitários europeus. Não investiu na educação, na economia ou na administração fiscal. Exemplo feliz de utilização desses mesmos fundos vive ao nosso lado, os nuestros hermanos que há 25 anos estavam atrás de nós…

Portugalzinho… por vezes mesquinho, que se contenta com a desgraça alheia, que prefere o produto estrangeiro, mas que gosta mesmo é das recordações “gratuitas” que encontra com facilidade no W.C. do avião, ou no hotel…

Portugal, Portugalzinho que tem tudo para ser uma potência, mas que prefere maldizer o seu próprio umbigo sem olhar à sua volta, onde o sol espreita e a geografia convida. Somos genuínos, sabemos sorrir com pão e vinho sobre a mesa porque afinal somos portugueses. Somos grandes em tanta coisa e não sabemos dar valor as qualidades e características de um povo que foi conquistador há 500 anos atrás.


 
Cláudio Anaia
2005-08-31
   

  

  
   
 

COMENTÁRIOS

Paula
Notavél !

Gosto do Cláudio Anaia por isso : É directo e diz o que pensa . Logico que por isso é muito criticado e polemico , mas a verdade é que tem quase sempre razão.
Ler Cláudio Anaia é um prazer ....

2005-08-31


Alessandra Borsatti
Sem dúvida nenhuma!

Grande amigo Cláudio, como dizem por aqui, ainda está para nascer outro igual ... !!!! Parabéns pela matéria.
2005-09-01


Sandra Antunes
Muito Bom !

Este texto mostra um Cláudio Anaia igual a si mesmo .
Directo e sem rodeios leio um Portugalzinho real e que faz sermos a cauda da Europa.
Cláudio Anaia um artista das letras e da "provocação" .
Aguardo mais artigos .

2005-09-06


JLemos
DR

Acompanhando o discurso deste Sr. Claúdio Anaia percebe-se que ele anda há muito confuso, então como é que é possivel amar-se pura e simplesmente sem restrições e depois criticar e pedir para mudar/revolucionar mentalidades?

2005-09-13


Paulo Santos
A Confusão do Dr J Lemos

Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Jesus Cristo

Estas palavras de Jesus Cristo tiradas da biblia sagrada , mostram que Cristo nunca teve medo de dizer aquilo que pensava de forma clara e directa .

Cláudio Anaia , cristão assumido não fez mais do que dar a sua opinião e nao ter medo de falar , assim como aque
le que ele diz ter como referencia .

Por isso apesar de o Cláudio ser um defensor do Amor , principalmente aos mais pobres, isso nao impede de ser directo e denunciar situacões erradas no nosso dia a dia .

Apos o exposto quem parece estar muito confuso e não perceber nada e o DR ? J Lemos .

Força Anaia continua com a tua missão , quem te conhece sabe que vais no bom caminho !



2005-10-02


R.Fortunato
Não é justo nem verdadeiro

Lamentável,ignorante e ingrata a forma como este sr.,um socialista assumido(se não me falha a memória),se dirige em determinado parágrafo ao maior acontecimento politico,económico e social que o nosso pais viveu,que por conseguinte nos deu a tão esperada liberdade de expressão,mais direitos e mais justica social;nunca se deve pÔr em causa um acontecimento da dimensão da revolucão de abril.Com este tipo de mentalidade caminha-se cada vez mais num sentido de regressão e de opressão,cada vez mais para o citado portugalzinho,resultado das politicas praticadas em parte pelo partido que o sr.defende.
2005-10-12


 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distrito Online
Avisos Legais
   
 
        made by YOU.