A Câmara Municipal da Moita tem investido no futuro e da melhor forma possível, na Educação. Não quero aqui enunciar uma lista infindável de obras e acções (mas ela existe), porque estão à vista de todos. Quero apenas relembrar e sintetizar os motivos de todas estas intervenções. São de diversa natureza, mas fundamentalmente convergem para um grande objectivo, garantir melhores recursos educativos a professores e alunos.
Apostou-se nas remodelações de edifícios, desde pinturas a instalações eléctricas, na requalificação do espaço envolvente, na criação de laboratórios de informática e no aprimoramento das bibliotecas escolares, sendo que cinco destas bibliotecas integram a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.
Para além destas acções, a Câmara Municipal da Moita em parceria com o Instituto das Comunidades Educativas e com uma Comissão Organizadora composta por entidades que vão desde as Juntas de Freguesia do Concelho a outras instituições como a CERCIMB, os Agrupamentos Verticais de Escolas do Vale da Amoreira, Mouzinho da Silveira, D. Pedro II e Fragata do Tejo, pela Organização Local de Educação e Formação de Adultos, pelo Jardim-de-infância O Papagaio, pelo Centro de Saúde da Moita e pela Escola Secundária da Moita, promovem a Feira de Projectos Educativos. Esta Feira serve de base para a troca de experiências entre os agentes educativos e para a sua divulgação.
Não será abusivo afirmar que todas estas acções resultaram numa grande mais valia para professores, alunos e população em geral. Também não será descabido realçar mais uma vez, o esforço que a Câmara Municipal da Moita fez, porque o resultado não pode deixar de orgulhar todos aqueles que gostam do nosso concelho. Só é pena que este exemplo não se repita por outros concelhos do nosso pais, porque só com acções destas é que o nosso futuro há-de ser mais risonho.
Não basta dizer que a Educação é nossa paixão se nada fizermos para que esta seja de qualidade e cada vez mais acessível a todos. Formar os nossos jovens e apostar na formação ao longo da vida é uma tarefa de todos nós e sem dúvida o nosso melhor investimento.
*Geógrafo, Mestre em Ciências e Engenharia da Terra
Candidato à Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira pela C.D.U.
Militante do Partido Comunista Português