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Uma “via ciclável” é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Esta é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

A cidade de Setúbal com um relevo, na sua maioria plano, o que é propício para a prática de bicicleta, principalmente em toda a avenida Luísa Todi e na frente ribeirinha que conjuga um óptimo relevo com uma excelente paisagem, (o rio Sado, Tróia e a Serra da Arrábida).

Segundo a ONU, a bicicleta é o veículo mais rápido e prático para percursos de até seis quilómetros de distância, o que encaixa no enquadramento urbanístico de Setúbal.

A ciclovia, não pode ser encarada apenas como espaço de lazer, pensamos que Setúbal podia ser mais ambiciosa e implementar uma "verdadeira" ciclovia, com sinalização e equipamentos próprios (como ilustra a foto) que cobrisse uma grande parte da cidade.

Em vez disso o executivo autárquico anda a brincar aos projectos de requalificação de cidades em detrimento dos Setubalenses.

Defendo o fomento da utilização da bicicleta como meio de transporte para curtas distâncias. Tal facto só trará benefícios para todos a vários níveis. Em termos de mobilidade tornam-se os percursos mais rápidos e práticos, o que implicará uma diminuição do uso do automóvel e consumo de energias poluentes - consequentemente o meio ambiente também fica a ganhar. Por fim a actividade física também é benéfica para a saúde, logo uma melhor qualidade de vida para todos.

Desde há muito tempo que defendo uma ciclovia para Setúbal, pensamos que mais uma vez o executivo do PCP perdeu a oportunidade para a construir, mas quem fica mais prejudicado com esta incompetência são os cidadãos de Setúbal, mais propriamente os jovens.

* Coordenador da JS de Setúbal


 
António Caracol
2009-01-26
   

  

  
   
 

 

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